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Normas de utilização

Vila Digital
Portal PROPLAD
26/01/2018 - 16:47 - atualizado em 19/04/2018 - 14:47

Seja bem-vindo a VILA DIGITAL. Os laboratórios de informática destinam-se às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por docentes, discentes e servidores. Tais atividades deverão estar relacionadas exclusivamente à utilização dos computadores, quaisquer dúvidas consulte as normas do laboratório. A reserva dos laboratórios é feita através de email. Verifique a possibilidade de horário no laboratório pretendido. Caso queira enviar sugestões, críticas, reclamações, comentários etc, fique a vontade, entre em contato com laboratório. Horário de funcionamento dos laboratórios:
Campus Santa Mônia     seg a sex - 07:00 às 23:00 - sáb - 07:00 ás 11:30     3239-4220
Campus Umuarama     seg a sex - 07:00 às 21:00     3218-2341
Campus Educação Física     seg a sex - 07:00 às 17:45     3218-2971

Procure usar Software Livres, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuido sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo, mas não ao software que é vendido almejando lucro. A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

ATENÇÃO! A instalação dos programas será feita no período de recesso escolar em Julho e Janeiro. Para aulas do tipo semestral, os professores devem solicitar a instalação de softwares antes do término do semestre letivo, por e-mail direcionado ao endereço laboratorio@ufu.br. Para aulas eventuais os professores devem solicitar a instalação de softwares com 8 dias úteis de antecedência, por e-mail direcionado ao endereço laboratorio@ufu.br

 
    
      
      

NORMAS DE UTILIZAÇÃO
VILA DIGITAL

Art 01
Quanto a finalidade

As salas de Informática que constituem a Vila Digital são de natureza instrumental destinando-se às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos. Tais atividades deverão estar relacionadas exclusivamente à utilização dos computadores, sendo vetado para atividades particulares e prestação de serviços a terceiros.

Art 02
Na Vila Digital, a utilização dos microcomputadores, programas e o acesso à Internet pelos usuários, objetiva:

    aos alunos: oferecer instrumentos para iniciação à informática, pesquisa, realização de seus trabalhos acadêmicos e desenvolvimento das diversas disciplinas;
    aos professores e técnicos: oferecer instrumental para o exercício qualificado de suas respectivas funções;
    ministrar aulas práticas de informática previstas nas estruturas curriculares dos diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

§1º O usuário é qualquer pessoa autorizada (alunos, professores e técnicos) que utiliza, de alguma forma, algum recurso computacional.
§2º Somente é considerado usuário o aluno regularmente matriculado nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da instituição devidamente cadastrado na Vila Digital.
§3º São considerados usuários os professores e técnicos que mantêm vínculo empregatício com a Instituição.

Art 03
Horário

    Os laboratórios permanecerão abertos de Segunda a Sexta feira das 7h10 as 22h30 e nos sábados das 8:00 as 17:00 nas salas do bloco B do campus Santa Mônica e Umuarama.
    No bloco 3Q do Campus Santa Mônica o horário de funcionamento será das 7h30 às 11h30, 13h00 às 17h00 e das 18h30 às 22h00, não abre aos sábados.
    No campus Educação Física o horário de funcionamento será das 7h10 às 17h30, não abre aos sábados.

§1º Os horário de aula serão afixadas na entrada das salas.
§2º Se não houver aula nas salas, estará aberto para uso dos alunos.

Art 04
Quanto a utilização dos laboratórios

Por se tratar de um ambiente de estudo (por parte de docentes e discentes) e de trabalho (por parte dos docentes e técnicos), uma postura condizente com tal ambiente é esperado. Portanto, para o uso organizado e efetivo das salas por todos, NÃO é permitido no recinto das mesmas:

    utilização do laboratório em horários destinados às aulas de outra turma que não a do usuário;
    perturbação da ordem e do bom andamento dos trabalhos durante as aulas ou horários de uso geral, utilizando-se de aparelhos sonoros, brincadeiras inoportunas ou linguagem não compatível com o ambiente acadêmico;
    abrir qualquer tipo de equipamento;
    fumar nas dependências do Laboratório;
    entrar no Laboratório com qualquer tipo de alimento e/ou bebida;
    remover qualquer tipo de equipamento do Laboratório;
    trocar cabos ou equipamentos (teclados ou mouse)
    utilizar-se de qualquer meio para apoderar-se das senhas de outros usuários;
    reuniões de quaisquer grupos (p.ex., PET, grupos de estudos, festas, comissão de formatura etc...);

§1º O técnico é a autoridade direta dos laboratórios. Quaisquer problemas de software, hardware, senhas de login ou outros procurar o técnico no hall de entrada dos blocos;
§2º Ao encerrar as atividades em laboratório, devem ser observados os seguintes pontos:

    Não deixar sobre as mesas e bancadas, papéis de qualquer natureza;
    Observar e manter a ordem dos móveis. Se, por exemplo, em uma dada atividade foi necessário o remanejamento de cadeiras, retorna-las ao local de origem;
    Ao entrar ou sair dos laboratórios, manter as portas fechadas para não danificar os condicionadores de ar;

Art 05
Quanto a solicitação dos espaços para ministrar aulas

    Os professores que desejarem fazer uso das salas para ministrar aulas das disciplinas sob sua responsabilidade deverão encaminhar e-mail acessando a página www.laboratorio.ufu.br com as seguintes informações:

- Nome do Professor
- Telefone (ramal) e e-mail para contato
- Nome e código da matéria
- Dias da semana
- Horário
- Quantidade de alunos
- Software que irá usar
- Tipo de aula: Eventual Semestral

    A solicitação de aulas tipo Semestral (aquelas que utilizam o laboratório por todo semestre) deverá ser encaminha pelo professor da disciplina ou coordenador de curso até no máximo ao final do semestre anterior.
    A solicitação de aulas eventuais deverá ser encaminhada com 3 dias úteis de antecedência, caso não seja necessário a instalação de softwares.

§1º Para quaisquer modalidades de reserva (semestral ou eventual) o não comparecimento, após 10 minutos, caracterizará a desistência da mesma, ficando os equipamentos liberados.

Art 06
Quanto a instalação de programas de computador.

    A instalação dos programas será feita no período de recesso escolar em Julho e Janeiro.
    Para aulas do tipo semestral, os professores devem solicitar a instalação de softwares antes do término do semestre letivo, por e-mail direcionado ao endereço laboratorio@ufu.br.
    Para aulas eventuais os professores devem solicitar a instalação de softwares com 8 dias úteis de antecedência, por e-mail direcionado ao endereço laboratorio@ufu.br

§1º Na solicitação de instalação é obrigatório os seguintes itens:

    Nome, versão e tipo de versão (pago, gratuito ou de teste) do programa;
    Sistema operacional necessário;
    Configuração mínima de computador para a execução do programa;
    Observações importantes, caso haja (por exemplo, incompatibilidades anteriormente identificadas).

§2º Serão instalados somente programas de computador (softwares) de domínio público e ou adquiridas pela instituição com número de licenças compatível com a quantidade de computadores da sala.
§3º Programas de computador pagos e que não foram adquiridos pela instituição, não serão instalados.

Art 07
Quanto a manutenção corretiva

    Caso algum problema ocorra durante a aula, o professor deve preencher a Planilha de Ocorrências e entregá-la ao técnico de laboratório, para que o mesmo providencie as correções necessárias junto à equipe responsável.

§1º Quaisquer problemas de utilização dos laboratórios ou sugestões encaminhar e-mail para laboratório@ufu.br. Dúvidas quanto ao funcionamento, horários, softwares recorrer ao técnico responsável ou na página www.laboratorio.ufu.br.

Art 08
Quanto às penalidades

Os usuários que infringirem as presentes normas estão sujeitas as penalidades previstas no Regimento Geral para a classe a que pertence: alunos, docentes e funcionários.

    Para todos os casos, a punições inclui ainda:a suspensão da conta por todo o semestre e comunicado por escrito a coordenação do curso do aluno ou ao chefe imediato.

 

Consulta Reserva de Laboratório