PIDE 2022-2027

Plano de Desenvolvimento em pauta na UFU

Reunião da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão busca aprimorar elaboração dos documentos nas unidades acadêmicas
Taiza Rita
20/09/2023 - 16:25 - atualizado em 20/09/2023 - 16:26

Fonte: https://comunica.ufu.br/noticias/2023/09/plano-de-desenvolvimento-em-pauta-na-ufu

Planejamento e promoção da transparência estão em pauta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE) realizou reunião com representantes das unidades acadêmicas com o objetivo de fornecer diretrizes sobre a elaboração e revisão do Plano de Desenvolvimento e Expansão da Unidade (PDE). No encontro, realizado no dia 29 de agosto, também foram apresentados os indicadores de graduação atualizados.

A reunião foi coordenada pelo CPDE, com apoio da Diretoria de Planejamento (Dirpl) e da Divisão de Apoio ao Planejamento Institucional (Diapi).

Plano de Desenvolvimento

As instruções relacionadas ao PDE visam otimizar e padronizar a abordagem de cada unidade na elaboração de seus respectivos planos, conforme previsto no Art. 65 do Regimento Geral da UFU. O objetivo é que os documentos sejam elaborados conforme os seguintes parâmetros:

• Padronização das apresentações dos PDEs, permitindo especificidades das unidades;
  • Planejamento e execução de ações e metas para o Pide-UFU 2022-2027;
  • Otimização de recursos, focando em ações e metas de cada unidade acadêmica;
  • Garantir continuidade ou revisão de ações e metas durante transições de gestão;
  • Adesão aos princípios constitucionais, assegurando transparência nas ações.

Para Darizon Alves de Andrade, presidente da CPDE e pró-reitor de Planejamento e Administração, o Plano de Desenvolvimento de cada unidade contribui para aprimorar a gestão da UFU: “Estamos, efetivamente, contribuindo para a evolução do nosso planejamento e proporcionando a utilização responsável e com transparência de recursos públicos, para consecução de nossa Missão junto à sociedade."

Indicadores da graduação

Arte mostrando painel de dados da graduação disponibilizado no Portal do Pide

Painel de dados da graduação. (Imagem: Reprodução Portal do Pide)

Durante a reunião também foram apresentados os indicadores da graduação. A atualização, com dados de 2022, contempla informações detalhadas por campus, unidade acadêmica e curso, incluindo taxas de sucesso, índices de evasão, retenção e desempenho acadêmico na graduação presencial, além dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Conceito Preliminar de Curso (CPC) Médio.

Os indicadores da graduação estão disponíveis no Portal do Pide, em formato dinâmico, com gráficos e possibilidade de consulta ao painel geral, o comparativo entre unidades e os dados específicos sobre cotistas.

Palavras-chave: planejamento CPDE PIDE 2022-2027

Tópicos: