Serviço

Estrutura Organizacional

Legislações e procedimentos para atualização da estrutura organizacional da UFU
Diretoria de Planejamento
26/08/2016 - 11:33 - atualizado em 13/05/2021 - 15:51
Assunto: 

A estrutura organizacional da UFU está fundamentada no seu Estatuto (Título II) e Regimento Geral (Título III), consolidada pela Resolução 01/2012 do Conselho Universitário - CONSUN e divulgada pela Portaria REITO 693/2020. As diretrizes e parâmetros para a atualização da estrutura organizacional da UFU estão contidas na Resolução 01/2013 do CONSUN. 

Em 2019, por meio da Portaria REITO nº 1.199, a Reitoria definiu o procedimento para submissão e análise de propostas de criação, modificação, extinção e estrutura interna de unidades acadêmicas e administrativas. Nesse fluxo, todas as propostas serão analisadas pela Divisão de Apoio ao Planejamento Institucional - DIAPI antes da aprovação pelo Conselho da unidade, permitindo avaliar se as propostas apresentadas pelas unidades acadêmicas e administrativas estão de acordo com a legislação vigente e com as regras dos sistemas nos quais seus organogramas serão cadastrados.

Uma vez aprovada, a estrutura organizacional da instituição é cadastrada pela DIAPI (antiga Divisão de Estatísticas e Informações - DIESI) em dois sistemas internos(*):

1) Sistema de Gestão - SG.

2) Sistema Eletrônico de Informações - SEI.

(*) Além desses sistemas internos, a DIAPI atualiza a estrutura da UFU no Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG do governo federal.

O cadastro no SG deve ser fiel à estrutura organizacional da unidade, isto é, ele deve contemplar todas as unidades do organograma, com exceção das unidades colegiadas (Assembleias e Conselhos). Estarão cadastrados também os laboratórios e cursos (graduação, técnico, especialização, mestrado e doutorado). Considerando que o SG é a base de dados oficial da estrutura organizacional da UFU, o cadastro de todas as unidades executivas do organograma é obrigatório.

Já o cadastro no SEI compreende as unidades do organograma mais as unidades colegiadas (Assembleias, Conselhos, Colegiados, Comissões, Comitês, Núcleos Docentes Estruturantes, dentre outros), ou seja, o SEI permite o cadastro de qualquer unidade que produza documentos, desde que regulamentada por Resolução ou Portaria. O cadastro de unidades do organograma no SEI é opcional, podendo a unidade centralizar a gestão documental na unidade superior.

Para cadastrar uma unidade no SG e/ou no SEI siga as instruções contidas abaixo.

Orientações

As orientações sobre o cadastro na estrutura organizacional da UFU estão disponíveis nas Bases de Conhecimento do Sistema Eletrônico de Informações - SEI, que podem ser acessadas também nos links abaixo:

1. Cadastro de unidades no SEI e SIE/SG

2. Alteração, desmembramento, inabilitação e desativação de unidades no SEI e SIE/SG

3. Alteração de dados cadastrais de unidades no SEI


Legislações