Chamamento de Cooperação Técnica

Chamamento de Cooperação Técnica com a Iniciativa Privada

Chamamento para doação de equipamentos para projeto da UFU e outras instituições que busca estruturar usina termoquímica no Campus Glória
Tiago Moreira Borges
16/06/2023 - 11:34 - atualizado em 16/06/2023 - 11:39
Campus Glória da UFU foi o local escolhido para realizar a produção. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia, através da Faculdade de Engenharia Mecânica, de Engenharia Elétrica e do Instituto de Química tem desenvolvido ao longo dos anos pesquisas laboratoriais para o aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos. Neste âmbito aprovou recentemente um projeto financiado pela FINEP no escopo do programa ROTA 2030, conforme brevemente descrito na reportagem publicada em  UFU quer produzir energia elétrica reaproveitada de lixo urbano para mover transporte público , posteriormente iniciou uma cooperação com a Receita Federal do Brasil para transformar cargas de cigarros apreendidas, estas oriundas de contrabando e descaminho, em energia elétrica como publicado no site da receita Receita Federal em parceria com a UFU iniciam Projeto de Geração de Energia por meio de cigarros apreendidos em Uberlândia/MG . A evolução destas pesquisas resultou na aprovação de recursos junto ao governo de Minas Gerais, ver reportagem em Projeto da UFU e outras instituições busca estruturar usina termoquímica no Campus Glória  ,  que irá construir um grande laboratório de tratamento termoquímico de resíduos para geração de energia elétrica em escala próxima ao uso industrial no Campus Glória da UFU.

Em continuidade aos projetos de pesquisa a Universidade Federal de Uberlândia busca parcerias com a Iniciativa Privada para o compartilhamento de informações e o recebimento de recursos tecnológicos em doação como:

•            Esteiras transportadoras;

•            Trituradores industriais para trituração de resíduos sólidos;

•            Separadores de oxigênio para alteração da atmosfera utilizada no reator de gaseificação de resíduos;

•            Equipamentos de elevação, movimentação e transporte de cargas e resíduos (carregadeiras, bobcat, etc).

Os interessados deverão manifestar interesse diretamente no Sistema de Doação do Governo Federal através do site Doações gov.br (doacoes.gov.br) especificando o material ou a tecnologia ou o equipamento a ser doado. Salienta-se que ao manifestar o interesse pela doação o interessado deverá especificar que a destinação do uso e/ou aplicação do bem doado deve ser estritamente para fins de pesquisa no Laboratório Termoquímico Experimental da Universidade Federal de Uberlândia em construção no Campus Glória.

Maiores esclarecimentos sobre o processo de doação podem ser encontradas na página de perguntas frequentes: Como realizar doação de bens, sendo pessoa física ou jurídica, para Universidade? | PROPLAD/UFU

Os interessados podem entrar em contato por e-mail nos endereços:

•            marcelo.bragadossantos@ufu.br

•            solidonio@ufu.br

Ou pessoalmente na Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU no seguinte endereço:

Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecânica

(34)2512-6778 ou 6779